quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Projeto A Arte de Produzir Sons: Musicalização na Educação Infantil

Elaboração: Alda A. Luz e Andressa C. Passenko
Título: A Arte de produzir sons: Musicalização na Educação Infantil
Área de formação: Linguagem artística musical
Turma: Pré Ano: 2010 Tempo estimado: 1 mês
Materiais necessários: Programas do Kidsmart, computador, maquina fotográfica, tesoura, cola, sulfite, durex colorido, sucatas, cd de sons.

Objetivo compartilhado com as crianças:
Confeccionar em grupo instrumentos musicais utilizando sucatas e materiais alternativos.

OBJETIVOS

GERAL
Apreciar e expressar suas preferências musicais e sentimentos, diante dos diferentes gêneros e instrumentos musicais trabalhados.

ESPECÍFICOS
§ Identificar timbres característicos (sons dos animais, sons de objetos, voz dos colegas, etc.) nos jogos sonoros e utilizá-los em suas imitações e brincadeiras.
§ Produzir sons criando composições a partir de objetos sonoros, instrumentos musicais, sons corporais e vocais.
§ Acompanhar, com batidas (palmas, marcha, instrumento de percussão, etc.), diferentes ritmos musicais.
§ Reconhecer as qualidades sonoras: duração (sons longos e curtos); altura (grave e agudo) e intensidade (sons suaves e fortes).
§ Manipular instrumentos musicais de corda, sopro e percussão.
§ Construir instrumentos musicais de corda, sopro e percussão, utilizando materiais alternativos.
§ Apreciar espetáculos musicais.





PROBLEMATIZAÇÃO

A prática escolar proposta neste projeto compreende, além do ensino da música ou de arte, a sua utilização instrumental: para desenvolver a socialização; como mecanismo de disciplinamento ou recreação; para abrilhantar e decorar festividades e datas comemorativas; como suporte metodológico para ministrar conteúdos de disciplinas consideradas verdadeiramente importantes. Muitas vezes essas práticas têm sido entendidas como interdisciplinaridade.
Para tanto, pergunta-se: Como os instrumentos musicais podem influenciar no processo de ensino-aprendizagem?
A sociedade brasileira é constituída por diversas etnias; a pluralidade cultural, portanto, é um tema especialmente relevante no âmbito escolar. O desafio é conhecer e respeitar as diferentes culturas dos grupos, procurando o enriquecimento partilhado.

METODOLOGIA

Esse projeto será aplicado com a turma do Pré, com um total de 30 alunos, na área de formação humana, linguagem musical. As atividades propostas serão desenvolvidas na construção de instrumentos musicais, utilizando principalmente sucatas e na sensibilização das crianças a escuta de sons e músicas de diferentes sonoridades, a percepção de sons produzidas pelo próprio corpo e outros sons do ambiente.
Atividades desenvolvidas:
1 - Conversa para inicial o assunto, explorando alguns sons que as crianças possam fazer com o próprio corpo (palmas, bater pés, estalar dedos...) e ouvir os sons do ambiente.
2 - Descobrindo sons: cd com sons do ambiente (objetos, animais, meios de transporte)
3 - Exploração livre da bandinha rítmica do CMEI
4 - Exploração da bandinha com marcação (Musica Atirei o Pau no gato)
5 – Explorar o software do Pense Brincando 1 (T1) com a Banda do Oranga e do Tony Lunnis (xilofone), primeiramente livre e depois desenvolvendo as atividades proporias dos softwares. Após propor os softwares Pense brincando 2 (T2) e Pense brincando 3 (T3), que também possuem os mesmos softwares citados acima com algumas diferenciações.
6 – Bingo dos sons
7 – Dia de trazer instrumentos de casa: solicitamos as crianças que tivessem algum instrumento musical, trouxessem para compartilhar com os colegas. A educadora Alda trouxe o instrumento “Cítara”, um instrumento de corda. As crianças tiveram que tentar reconhecer as músicas tocadas (Noite Feliz, Ciranda-cirandinha, Parabéns)
8 – Apreciação do espetáculo DVD Palavra Cantada O Show, observando os instrumentos utilizados e seus sons.
9 – Confecção dos instrumentos musicais em grupo.

Produto final:

Confecção de instrumentos musicais, o tambor, utilizando latinhas de extrato de tomate, com várias funções como chocalho, tambor e reco-reco. E o instrumento “vassourinha” com a utilização de garrafas pet.

Avaliação

Analisar a sensibilização das crianças a escuta dos sons, diferenciando-os em suas características.

REFERÊNCIAS

DVD Palavra Cantada 10 anos

JEANDOT, Nicole. Explorando o universo da música. São Paulo: Scipione, 1993.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA. Diretrizes curriculares para Educação Infantil. Curitiba, 2008.

Softaware kidsmart

Nenhum comentário:

Postar um comentário